Negócios sociais e inovação: panorama das teses e dissertações no cenário nacional

Jéssica Bedin, William Barbosa Vianna

Resumo


Os negócios sociais surgem para atender as demandas emergentes da sociedade contemporânea, se diferenciam ao buscar resolver problemas sociais da sociedade e garantirem sua sustentabilidade financeira. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo, mapear as teses e dissertações sobre negócios sociais e inovação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com levantamento bibliográfico por meio do instrumento de intervenção ProKnow-C. Como resultados identificou-se que o tema é pouco explorado no contexto brasileiro, pois foram recuperados apenas 23 dissertações e teses, e as variáveis com maior destaque foram: a administração, como área científica, foi a que mais se apropriou desse fenômeno social; as instituições privadas e os programas de mestrado tiveram maior destaque; além disso, houve um aumento das pesquisas no ano de 2017. Conclui-se, a partir desse portfólio bibliográfico, que a Ciência da Informação ainda não se apropriou dessa temática. No entanto, pode contribuir com os negócios sociais por meio da gestão da informação e do conhecimento ao investigar questões ligadas a informação para fins de aprendizagem, estratégicos e/ou decisórios.


Palavras-chave


Negócios Sociais; Inovação; Ciência da Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento.

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DOI: 10.3895/rts.v16n45.12131

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