Reflexões sobre o ensino de história e conservação dos recursos hídricos no Marajó (PA)

Ana Célia Barbosa Guedes, Ieda Palheta Moraes, Odaléia Maria Barbosa Guedes, Netanias Mateus de Souza Castro, Fabricio Nilo Lima da Silva

Resumo


O objetivo foi inserir nas aulas de história o debate ambiental e propor discussões relacionadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio natural, existentes no Arquipélago do Marajó, Pará, Brasil. O percurso metodológico foi de natureza bibliográfica e pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa ação. Como resultado, os/as alunos/as elaboraram estratégias para mostrar a necessidade de conservação dos rios no Marajó, os quais foram através de recursos audiovisuais, tais como ilustrações e paródias. O processo ensino-aprendizagem, que incluem bens culturais é relativo ao território, devem ser incluídos em atividade formativa. Concluímos, que a pesquisa possibilitou, a produção de conhecimentos históricos em escala local, que consiste em despertar nos/as educandos/as condições favoráveis de análise dos objetos culturais ampliando sua capacidade de entender o mundo em que vivem.

Palavras-chave


Amazônia; Educação Ambiental; Ensino-aprendizagem; Patrimônio Natural

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DOI: 10.3895/rts.v17n46.10895

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