Reflexões sobre o ensino de história e conservação dos recursos hídricos no Marajó (PA)
Resumo
O objetivo foi inserir nas aulas de história o debate ambiental e propor discussões relacionadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio natural, existentes no Arquipélago do Marajó, Pará, Brasil. O percurso metodológico foi de natureza bibliográfica e pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa ação. Como resultado, os/as alunos/as elaboraram estratégias para mostrar a necessidade de conservação dos rios no Marajó, os quais foram através de recursos audiovisuais, tais como ilustrações e paródias. O processo ensino-aprendizagem, que incluem bens culturais é relativo ao território, devem ser incluídos em atividade formativa. Concluímos, que a pesquisa possibilitou, a produção de conhecimentos históricos em escala local, que consiste em despertar nos/as educandos/as condições favoráveis de análise dos objetos culturais ampliando sua capacidade de entender o mundo em que vivem.
Palavras-chave
Amazônia; Educação Ambiental; Ensino-aprendizagem; Patrimônio Natural
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v17n46.10895
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.