NOTICE: unserialize(): Error at offset 36 of 180 bytes (/srv/www/htdocs/pg/lib/pkp/classes/db/DAO.inc.php:350)
Submissões

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Translusofonias: Revista de Estudos Comparativistas Lusófonos?
Acesso

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

1. A Comissão Editorial da revista Translusofonias aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de doutorandos ou doutores, sob a forma de artigos científicos efetivamente ligados a pesquisas, bem como resenhas na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Crítica Literária e Teoria Literária e seu possível diálogo com áreas afins. Ao final da página há uma tabela com as normas de formatação.

2. Os textos devem ser submetidos em versão definitiva (não serão aceitas versões preliminares) no próprio sistema da revista, após o autor estabelecer, como AUTOR, um login e uma senha.

3. Os textos devem estar explicitamente ligados a pesquisas no campo das Letras. Trabalhos não inéditos (vale dizer, já publicados) só serão aceitos em caso

[a] de edição esgotada ou de difícil acesso a pesquisadores brasileiros;

[b] de tradução para língua diversa da do original;

[c] de outra circunstância ou motivo relevante e justificado, a critério da Comissão Editorial, tendo em vista o fomento do debate científico no país.

4. As colaborações podem ser enviadas em quatro línguas: português, espanhol, francês, ou inglês e não devem estar em processo de avaliação para publicação, em outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

5. Ao inscrever seu texto, o autor deve retirar seu nome e possíveis referências a si nas referências bibliográficas. O nome e o minicurriculum, com titulação explícita, bem como filiação institucional, cidade e estado, devem ser colocados quando do preenchimento no sistema, fora do arquivo do texto.

6. A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

7. Apresentar, ao inscrever o texto no sistema, no local apropriado, após o resumo, quando o sistema solicitar, as credenciais acadêmico-profissionais do(s) autor(es), em no máximo 5 linhas, seguidas de um endereço eletrônico de referência. Esses dados não devem estar no próprio texto, para não prejudicar a avaliação cega.

8. Todos os artigos científicos serão submetidos a dois pareceristas ad hoc ou do Conselho Científico. Em caso de uma aprovação e uma não recomendação, o texto poderá ser revisado pelo autor e reenviado ao Editor. Na sequência, o texto passará por um terceiro parecerista. Para mais informações sobre o sistema de peer review adotado pela revista, consultar o tópico Processo de Avaliação pelos Pares.

9. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto e devem ceder os direitos autorais à revista Translusofonias. A ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.

10. Se o texto for republicado em obra do autor, a revista deverá ser informada e deverá constar informação de que o texto foi publicado anteriormente na revista Translusofonias.

11. Os trabalhos devem ser normalizados de acordo com as NBRs 6023 (referenciação bibliográfica) e 10520 (citação no corpo do texto) - de 2002 - da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Textos formatados fora dessas normas não serão aceitos pela Comissão Editorial.

12. A obtenção de permissão para reprodução de ilustrações é de responsabilidade do autor.

13. A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.

14. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

15. O arquivo deve ser salvo em doc ou rtf e não deve ultrapassar 2MB.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. 1. Translusofonias publica ensaios, entrevistas, resenhas e traduções (de artigos ou de ensaios) de mestres ou mestrandos, colaboradores doutores ou doutorandos.
    a) no caso de mestrandos serão aceitas apenas contribuições que envolvam co-autoria em que, pelo menos, um autor tenha o título de doutor;
    b) as traduções somente serão aceitas se acompanhadas de declaração, constando a explícita anuência, assinada pelo autor do texto traduzido.

    2. Envio de textos:
    a) Os textos deverão ser enviados pelo autor (ou autores) via correio eletrônico para: translusofonias@utfpr.edu.br
    b) O arquivo deve ser enviado na forma de anexo em “doc”;
    c) As colaborações enviadas devem seguir rigorosamente as normas de publicação da revista, cuja referência é a ABNT.

    3. O texto deve incluir:
    a) O título [caixa alta-baixa];
    b) O(s) nome(s) do(s) autor(es) [caixa alta-baixa];
    c) Os seguintes dados dos autores inseridos com asterisco no rodapé: titulação, Instituição de vínculo, endereço de Currículo, na Plataforma Lattes.
    d) A expressão “Resumo” seguida do respectivo resumo em língua portuguesa (até 150 palavras). No caso de trabalhos em outra língua (inglês, espanhol), o resumo deve vir na mesma língua;
    e) A expressão “Palavras-chave” (ou “Palabras-clave” ou “Keywords”) seguida de até 5 palavras-chave na língua correspondente;
    h) A expressão “Title” com a tradução do título ao inglês;
    i) A expressão “Abstract” seguida do respectivo resumo em língua inglesa (para os textos em inglês, incluir “Título”, “Resumo” e “Palavras-chave” em língua portuguesa);
    j) A expressão “Keywords” seguida de até 5 palavras-chave em língua inglesa.

    4. Os textos deverão obedecer as seguintes extensões:
    a) Para Dossiê: até 20 páginas, ou 7.000 palavras;
    b) Para Entrevista: até 15 páginas, ou 5.000 palavras;
    c) Para Resenha: até 10 páginas, ou 3.500 palavras;
    d) Para Artigo: até 12 páginas, ou 4.500 palavras;
    e) Para Tradução: ficará vinculada à extensão do artigo ou ensaio traduzido.

    5. O texto deve ser digitado em Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5 e sem entrada de início de parágrafo.

    5. Para citações longas ou exemplos de corpus, basta usar Times New Roman corpo 10, sem fazer qualquer alteração gráfica ou recuo.

    6. Imagens e anexos devem vir em arquivos próprios, devidamente marcados no texto (FIGURA 1, 2, 3, etc.) e legendados. Para anexos que constituem originais já publicados, incluir referência bibliográfica completa, bem como permissão dos editores para publicação.

    7. Recomenda-se que os trabalhos submetidos à publicação contenham uma ou mais referências de textos já publicados pela Revista Crítica Cultural, devidamente identificados com o ISSN do periódico (ISSN 1980-6493).

    8. As referências no corpo do texto devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da autoria, da data identificadora seguida de vírgula, da letra “p.” de página, e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Ex.: (BAZIN, 1958, p. 14) ou: Bazin (1958, p. 14).
    Exemplos de referências:
    BARTHES, Roland. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
    BAZIN, André. Ontologie de l’image photographique. In: Qu’est-ce que le cinéma? Paris: Cerf, 1958.
    BENJAMIN, Walter. The Origin of the German Tragic Drama. London and New York: Ed. Verso, 1998.
    KLINGER, Diana. Nove noites: a narrativa no conflito entre culturas. In: SENNA, Janaína (org.). Ensaio aberto. São Paulo: Scortecci, 2004.

    9. As notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.
 

Declaração de Direito Autoral

1.      Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.

2.      Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.

3.      Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.

4.      Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Translusofonias, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a  autorização prévia seja solicitada.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr