Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná: um olhar a partir de professores PDE

Joulilda dos Reis Taucei, Cleusa Valério Gabardo

Resumo


A pesquisa que originou o presente artigo teve como objetivo analisar a implantação e desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná - Brasil, quanto a questões relacionadas à formação continuada de professores, a partir do olhar de professores PDE. A investigação teve como foco principal avaliar as experiências vivenciadas por professores inscritos no PDE, em curso na Universidade Federal do Paraná - UFPR, durante a fase de implantação do Projeto de Intervenção, que acontece no retorno às suas respectivas escolas, e os impactos que ocorreram no processo de formação continuada de professores e pedagogos. A metodologia adotada teve como referência os princípios e métodos da pesquisa qualitativa, que contribuíram para a revisão e complementação das questões que seriam abordadas em entrevista semiestruturada, os quais nortearam os depoimentos de pedagogos e de professores da rede pública estadual, que atuam em diferentes áreas do conhecimento, inscritos no PDE – PR. O resultado da investigação apontou para a confirmação de que as experiências vivenciadas pelos professores e pedagogos foram enriquecedoras, destacando-se a satisfação da maioria em retornar à universidade. Reforça-se o entendimento de que a formação – inicial e continuada – de professores intelectuais passa indiscutivelmente pela aproximação entre a escola e a universidade, com ênfase na continuação e ampliação do diálogo entre universidades e instituições públicas que ofertam o ensino básico e órgãos responsáveis pela execução de políticas educacionais.


Palavras-chave


Formação de Professores; Formação Continuada; Políticas Educacionais

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v3n2.9603

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr