A educação em saúde nos currículos de formação de professores
Resumo
As pesquisas produzidas nos meios científicos, nos últimos anos, a respeito da Educação para a Saúde têm mostrado a sua reconhecida importância na formação docente. No entanto, ainda é uma temática que precisa ser compreendida. Considerando a relevância do tema, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar as abordagens de Saúde contidas em trabalhos científicos que discutem a Educação para a Saúde nos currículos de formação de professores. A preocupação crescente com a formação profissional docente foi o ponto de partida para este estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, realizada nos periódicos, dissertações e teses contidas no Portal da Capes, no período de 2005 a 2015. A seleção dos textos foi realizada com o descritor Educação em Saúde nos currículos, que permitiu identificar 55 textos. A análise possibilitou identificar que as matrizes curriculares que discutem a temática da Saúde apresentam uma visão contraditória ao descrito nos documentos oficiais do ensino e de caráter fortemente biologista, o que leva a formação de profissionais com concepções mais individualistas e sem fazer reflexão sobre a importância de coletivos de modo a estabelecer relações com o social e o cultural.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v1n1.3886
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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