O uso das tecnologias assistivas e digitais para o aluno com autismo no contexto escolar

Márcia Regina Castro Barroso, Mônica Moura Neves

Resumo


A tecnologia é uma parte integrante do nosso cotidiano, e no ambiente escolar isso não é diferente. Ao considerarmos a perspectiva da educação inclusiva, percebemos que o professor, ao longo do processo de ensino, pode e deve utilizar tecnologias assistivas — aquelas que conferem autonomia às pessoas com deficiência em suas atividades diárias — além de tecnologias digitais, que permitem ao estudante assumir um papel ativo na construção de sua própria aprendizagem. Com base nessas premissas, decidimos realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, analisando a literatura sobre a temática, visando compreender e sistematizar o conhecimento existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito aos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Esses alunos, em particular, são os que mais se beneficiam da Comunicação Aumentativa e Alternativa, que promove a comunicação, a aprendizagem e a interação social. Sem a intenção de esgotar o tema, nosso objetivo é que este estudo contribua para a compreensão de que a aprendizagem deve ser sempre dinâmica, em um ambiente escolar inclusivo e equitativo.


Palavras-chave


Autismo; Comunicação Aumentativa e Alternativa; Tecnologias Digitais

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.20011

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr