O uso das tecnologias assistivas e digitais para o aluno com autismo no contexto escolar
Resumo
A tecnologia é uma parte integrante do nosso cotidiano, e no ambiente escolar isso não é diferente. Ao considerarmos a perspectiva da educação inclusiva, percebemos que o professor, ao longo do processo de ensino, pode e deve utilizar tecnologias assistivas — aquelas que conferem autonomia às pessoas com deficiência em suas atividades diárias — além de tecnologias digitais, que permitem ao estudante assumir um papel ativo na construção de sua própria aprendizagem. Com base nessas premissas, decidimos realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, analisando a literatura sobre a temática, visando compreender e sistematizar o conhecimento existente sobre o tema, especialmente no que diz respeito aos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Esses alunos, em particular, são os que mais se beneficiam da Comunicação Aumentativa e Alternativa, que promove a comunicação, a aprendizagem e a interação social. Sem a intenção de esgotar o tema, nosso objetivo é que este estudo contribua para a compreensão de que a aprendizagem deve ser sempre dinâmica, em um ambiente escolar inclusivo e equitativo.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.20011
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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