Avance uma casa: uma proposta lúdico-pedagógica para o ensino de conjuntos numéricos

Francino Mascarenhas Andrade, Otávio Augusto Rodrigues Melo, Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido com o objetivo de expressar os resultados obtidos com o desenvolvimento de uma oficina, elaborada no formato de um jogo de tabuleiro, como estratégia facilitadora para o ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos, com ênfase em operações matemáticas. Essa oficina foi elaborada por estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), frente às atividades extensionistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O desenvolvimento da oficina ocorreu com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado da Bahia, Brasil. Como resultado, foi observado que o jogo é um recurso didático com potencial para promover debates e problematizações acerca de conteúdos de diferentes naturezas, bem como revisar conceitos por vezes esquecidos ou aprendidos equivocadamente; promover o conhecimento matemático-científico e corroborar com a inserção de futuros professores à ação docente. Ademais, o PIBID favorece o trabalho colaborativo, além do movimento de reflexão por parte dos futuros professores, ao analisarem coletivamente suas práticas.


Palavras-chave


Jogo de Tabuleiro; Atividades Lúdicas; Relato de Experiência; Formação Docente; PIBID

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17581

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr