Libras: um estudo de caso sobre os projetos pedagógicos de cursos da área de ciências e matemática do IFSP, Câmpus São Paulo
Resumo
A inclusão da Libras nos cursos de licenciatura tornou-se obrigatória, a partir do Decreto nº 5.626/2005. Este marco fornece uma nova política educacional inclusiva, contribuindo significativamente para formação de professores nas diferentes áreas do conhecimento. Em compliance com essas diretivas e conscientes de nosso compromisso, o presente trabalho estabelece como objetivo, a partir de um estudo de caso com pesquisa de cunho exploratório e documental, discutir estratégias que contribuam para o aprimoramento das ementas da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura da área de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo. Para atingir o objetivo deste trabalho, analisamos os projetos pedagógicos dos referidos cursos. Este estudo fundamenta-se em referenciais que discutem a formação inicial docente, dialogando com Gesser (2010), Lacerda (2006), Perlin (2016), Pimenta (2012), Quadros e Karnopp (2004), Skliar (1997) e outros. A análise dos projetos pedagógicos dos cursos nos permitiu perceber que, embora o componente curricular de Libras adquira uma função formativa no IFSP, ainda há necessidade de ajustes na carga horária, no momento de oferta durante o curso e na organização dos conteúdos programáticos em conhecimentos básicos e específicos. Portanto, concluímos que o componente curricular de Libras desempenha um papel relevante na formação do professor em potencial, embora existam lacunas na sua formação que se originaram da sua constituição legal, que apresenta objetivos ambíguos em relação à sua finalidade, e da formação docente em si, que ainda é influenciada pelos reflexos da lógica disciplinar.
Palavras-chave
Ciências e Matemática; Libras; Formação de professores; IFSP; Surdo.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17554
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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