Aproximações entre cidadania digital e educação: repercussões a partir do estado do conhecimento

Marcelo Lopes Cairuga, Nei Jairo Fonseca Santos Junior

Resumo


Este artigo consiste na apresentação dos resultados de um estudo, na modalidade estado do conhecimento, associado a uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O estudo de mestrado possui a seguinte pergunta de pesquisa: "Como os cursos técnicos integrados de nível médio ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Charqueadas contribuem para a formação voltada à cidadania digital de seus estudantes?". Diante dessa problemática, com base em pesquisa bibliográfica, buscou-se conhecer como a cidadania digital é compreendida na literatura acadêmica e científica na área da educação. Para a realização do mapeamento das produções acadêmicas, foram realizadas buscas, durante o mês de março de 2023, nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utilizando, na condição de descritor, a combinação formada pelas palavras-chave cidadania digital, educação, escola, ensino e currículo. Após a análise dos 37 trabalhos resultantes das buscas, foram selecionadas 11 produções acadêmicas que mais se afinaram com os propósitos deste estudo, para uma análise mais apurada, com o escopo de identificar como a cidadania digital é abordada na esfera educacional. As produções selecionadas são constituídas por sete artigos, uma tese e três dissertações. Os resultados mostraram que a concepção de cidadania digital emerge da concepção de cidadania política, mas também é explorada a partir de diferentes conexões. Identificaram-se poucas pesquisas sobre a cidadania digital, o que evidencia a necessidade de discussão sobre o tema na educação. A associação da cidadania com a cultura digital exige a formação de um novo tipo de leitor, ou seja, um sujeito crítico que esteja apropriado de seus direitos e deveres e que exerça responsabilidade ética no contexto do ciberespaço e da cibercultura.

PALAVRAS-CHAVE: Cidadania digital. Educação. Ciberespaço. Cibercultura.


Palavras-chave


cidadania digital; educação; ciberespaço; cibercultura

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17532

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