A nova gestão pública no Estado da Paraíba (2011-2018): implicações para a política educacional e a gestão escolar

Felipe Baunilha Lima, Daniela Oliveira Pires

Resumo


O artigo pretende compreender as consequências da adoção dos mecanismos da Nova Gestão Pública (NGP) no Estado da Paraíba, entre 2011 e 2018, para a política educacional e a gestão escolar. A análise está alicerçada no conceito de Estado ampliado, sociedade política e sociedade civil, segundo a concepção gramsciana e que forneceu as bases teóricas para a compreensão da estratégia do setor privado sobre as políticas públicas na área da educação como processo de construção de hegemonia. O estudo é caracterizado como qualitativo, valendo-se de análise bibliográfica e documental, com base no método materialista histórico-dialético. Como resultados, a adoção dos pressupostos da NGP fortaleceu a atuação do setor privado mercantil na condução das políticas educacionais, de modo a orientar o processo educativo a cumprir funções para legitimar os interesses de mercado e a naturalizar a lógica privada mercantil como parâmetro de eficiência.


Palavras-chave


Nova Gestão Pública; Política Educacional; Gestão Escolar

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17515

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