A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995

Soraya Camargo Vargas, Dalva Valente Gutierres

Resumo


Este texto trata da relação público-privada na educação básica do Brasil, no contexto do neoliberalismo, com o intuito de mostrar que essa fase do liberalismo, que defende a mínima intervenção do Estado na economia, ocasionou mudanças drásticas no Brasil, após a reforma de Estado ocorrida em 1995, inclusive nas políticas relacionadas à área educacional. Como metodologia utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica. Alicerçado nesse cenário, verificou-se que os espaços do público e do privado se encontram na educação básica brasileira, e que se materializam por meio das parcerias entre sistemas públicos e instituições do Terceiro Setor, em que a educação vai deixando de ser um bem público para ser considerada uma mercadoria.


Palavras-chave


Educação básica; Neoliberalismo; Relação público-privada.

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17445

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