Discutindo trabalho docente e adoecimento
Resumo
Neste artigo discutiremos conceitos teóricos sobre o trabalho docente, bem como as consequências deste perante a saúde dos docentes. Nessa perspectiva, primeiramente dissertaremos sobre o conceito de trabalho, assim como o de trabalho docente. Dito isso, para dialogarmos sobre a temática adotaremos olhares como o de Marx, em consonância com as mudanças sofridas ao longo dos anos a respeito dos termos trabalho e trabalho docente, assim como suas peculiaridades. Ainda neste estudo, problematizaremos os fatores e/ou causas para o adoecimento e o mal-estar no âmbito escolar. Somado a essa discussão trazemos para esse debate o papel das políticas públicas envolvendo não só a saúde, mas também a escola na formação crítica e construtiva dos sujeitos.
Palavras-chave
Trabalho; Docente; Adoecimento;Mal-estar
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17410
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico