Discutindo trabalho docente e adoecimento

Bruno Padula Medeiros, Suellen Ribeiro Medeiros, Silvana Maria Gritti

Resumo


Neste artigo discutiremos conceitos teóricos sobre o trabalho docente, bem como as consequências deste perante a saúde dos docentes. Nessa perspectiva, primeiramente dissertaremos sobre o conceito de trabalho, assim como o de trabalho docente. Dito isso, para dialogarmos sobre a temática adotaremos olhares como o de Marx, em consonância com as mudanças sofridas ao longo dos anos a respeito dos termos trabalho e trabalho docente, assim como suas peculiaridades. Ainda neste estudo, problematizaremos os fatores e/ou causas para o adoecimento e o mal-estar no âmbito escolar. Somado a essa discussão trazemos para esse debate o papel das políticas públicas envolvendo não só a saúde, mas também a escola na formação crítica e construtiva dos sujeitos.

Palavras-chave


Trabalho; Docente; Adoecimento;Mal-estar

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DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17410

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