Reformas do Ensino Médio no Brasil e em Mato Grosso do Sul a partir da Constituição Federal de 1988: algumas considerações.

Cristiane Borges da Cunha, Jaqueline Daniela Basso

Resumo


As reformas educacionais, instauradas nas últimas décadas, têm provocado diversas mudanças ensino médio em todo o Brasil. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo compreender e avaliar as reformas que têm moldado o ensino médio a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, em nível nacional e também no estado de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados apontaram aspectos positivos e negativos dessas alterações, evidenciando problemáticas como a precariedade da infraestrutura escolar e a falta de adequação dos currículos à realidade dos estudantes. No Mato Grosso do Sul, esses desafios ganharam contornos específicos, ressaltando a necessidade de uma análise que considere as particularidades regionais.


Palavras-chave


Políticas Públicas Educacionais; Ensino Médio; Currículo; Reformas educacionais; Estado de Mato Grosso do Sul.

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17405

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