O narrar-se no tempo do fazer docente como arte de conceber pesquisa em educação

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Euripa Aparecida Ribeiro de Alcântara, Kizzy Aparecida Ferraz Evangelista, Kelly Cristina Souza Gonçalves Santos, Leonardo Mendes Bezerra

Resumo


Repensar e refletir sobre a autoformação e o desenvolvimento profissional docente são movimentos coesos, contínuos em nosso ser/fazer como dinâmica que se faz presente em nossas práticas pedagógicas cotidianas. Tendo como campo de estudo a pesquisa narrativa, este artigo visa expor a importância dessa como princípio investigativo na área da educação. Embora a pesquisa narrativa ainda seja considerada, em âmbito acadêmico, como investigação “menor”, os trabalhos que bebem nessa fonte têm demonstrado a riqueza epistemológica por trás desse viés teórico-metodológico, o qual proporciona uma abordagem profunda para a compreensão do contexto educacional, especialmente no que diz respeito à formação de professores.

Palavras-chave


Pesquisa narrativa; Metodologia; Autobiografia.

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17392

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