O Método de Melhoria de Resultados: gestão democrática ou mera intencionalidade?

Sabrina Bucci Rosa, Maria Simone Ferraz Pereira

Resumo


O presente artigo, recorte de uma pesquisa concluída em agosto de 2021 que investigou o Programa Gestão em Foco e o Método de Melhoria de Resultados (MMR) que o embasa no intuito de desvelar a concepção de qualidade defendida pelo método propõe identificar nos documentos de implementação do MMR, indícios da gestão quanto à participação da comunidade escolar sobre a implementação do método. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental e identificou que, embora defenda-se que o MMR esteja articulado à gestão democrática, não ultrapassa a intencionalidade, posto que nos documentos de implementação do método não foi evidenciada efetiva participação dos segmentos da comunidade nas tomadas de decisão da escola, bem como a participação dos cidadãos na implementação do método na rede pública estadual paulista.


Palavras-chave


Avaliação externa; Gestão democrática; Método de Melhoria de Resultados.

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17376

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