Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida

Josimara Wikboldt Schwantz, Sandra Espinosa Almansa, Roberta Benevit dos Santos

Resumo


Apresentamos a dinâmica de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de cursos de Graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no formato de grupo de estudos. Considerando a realização do trabalho sob uma ótica contemporânea da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), desenvolvemos alguns temas pertinentes à formação de professores, pautados em discussões teóricas e práticas com abordagens transdisciplinares: Educação, Filosofia, Arte, Cinema, Literatura, Psicologia. O Ateliê de estudos e pesquisa: docência, diferença e produção de subjetividades (ATEPDif) está sendo uma oportunidade para que os/as estudantes possam construir outra percepção sobre o que se entende por ser professor(a) e exercer a profissão, mediante a compreensão da transformação dos processos de subjetivação (GUATTARI, 2006) na relação com o que se agencia para criar uma aula-pesquisa-ideia, considerando sua própria existência em meio à docência. Da mesma forma, há a disposição de um espaço e tempo de troca de saberes, onde possam aprender a organizar diferentes formas de estudo, sistematizar conceitos e ideias a partir da mediação do trabalho grupal.


Palavras-chave


Projeto de ensino; Educação; Docência; Filosofias da diferença

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17360

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr