Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil

Raimundo Nonato Gaia Correa, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

Resumo


Considerando as lutas, avanços e retrocessos históricos que permeiam o processo de democratização da educação e da sua forma gestão, nesse artigo objetivamos identificar e analisar as tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal, no Brasil, no período 2014-2022. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática da literatura integrativa. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético (MHD). Desse modo, observamos que a maioria das pesquisas se caracteriza como empírica, de abordagem qualitativa, que tem como principais instrumentos de coleta de dados as entrevistas e a pesquisa documental. Os estudos abordaram a participação social a partir da análise do Conselho Municipal de Educação; do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb; do Fórum Municipal de Educação; da Legislação e das políticas dos Sistemas Municipais de Educação, e; do Comitê Local do Compromisso Todos pela Educação. No entanto, nenhum trabalho abordou o Conselho de Alimentação Escolar e os sindicatos de professores, indispensáveis para a análise da configuração da participação social na gestão educacional. Ademais, apenas um terço das pesquisas adotaram o MHD como método, o que nos permite concluir que há lacunas a serem preenchidas por estudos que, pautados no MHD, se detenham em sistemas educacionais específicos e analisem, concomitantemente, a atuação dos órgãos colegiados, a legislação e as políticas públicas relacionadas à participação social.

Palavras-chave


Gestão educacional municipal; Participação social; Democratização; Revisão sistemática da literatura integrativa

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17354

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr