Escolarização de gênero: a regulação dos corpos femininos

Beatriz Floôr Quadrado, Sônia de Souza, Denise Regina Quaresma da Silva

Resumo


Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a regulação dos corpos femininos no ambiente escolar, a partir da escolarização de gênero. Historicamente, a escola replica o imaginário social acerca das designações do ser feminino e do ser masculino, contribuindo para a disciplinarização dos sujeitos.  Para tanto, apresentamos recortes do cotidiano da escola que denotam a forma como ela lida com essas questões, reiterando a hierarquização dos gêneros através da vigilância e da punição. Os resultados sinalizam que os corpos femininos são alvos de uma política educacional sexista, resultando no adoecimento e violências contínuas em nossa sociedade, por isso, a necessidade de repensar o espaço escolar de maneira a  reverter  as imposições e  performatividades impostas aos sujeitos.

 

 


Palavras-chave


Gênero; Corpos femininos; Performatividade; Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17336

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr