Uma análise dos livros didáticos de história: algumas considerações

Rebeca Barbosa Bassetto, Caroline de Lima Mendonça, Joseane Vieira Cavalcante de Camargo, Fátima Aparecida de Souza Francioli

Resumo


O presente trabalho é resultante de encaminhamentos das disciplinas de “Leitura e escrita na educação básica na perspectiva histórico-crítica”, do Programa de Pós - Graduação em Ensino Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar/PPIFOR; da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR. Assim, ao longo da disciplina os conteúdos foram conduzidos a partir da perspectiva histórico crítica, tendo como uma das propostas a análise de livros didáticos, e no momento de socialização observamos resultados semelhantes para análise de livros do mesmo período histórico. Dessa forma, neste trabalho objetiva-se analisar dois livros didáticos de diferentes momentos históricos, verificando as concepções pedagógicas presente em ambos, suas semelhanças e diferenças. Amparada no referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade (Max Horkheimer e Theodor Adorno), esta investigação bibliográfica e documental, buscou identificar as concepções pedagógicas presentes nas unidades analisadas de cada livro - um do ano de 1958 e outro de 2018, e seus impactos para formação educacional. Diante disso, no primeiro momento propõe-se contextualizar questões relativas ao livro didático, as políticas públicas que o sustentam e o inserem na rede de educação básica. Na sequência, busca-se comparar dois livros didáticos de história, especialmente os conteúdos referentes à história do Brasil destinados ao ensino fundamental - anos finais, apontando semelhanças e diferenças. Por fim, com base nos pensamentos dos frankfurtianos, Max Horkheimer e Theodor Adorno, pretende-se analisar a proposta de formação educacional presente nos livros analisados, e as concepções pedagógicas que o sustentam, com base nos conceitos de semiformação.


Palavras-chave


Livros didáticos; concepções pedagógicas; semiformação;

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DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17330

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