O conceito de Atividade Orientadora de Ensino em produtos educacionais: desdobramentos de uma política pública em programas de pós-graduação profissionais em Ensino

Ana Paula Corrêa Cleto Costacurta, Flávia Dias de Souza, Fabiana de Albuquerque Gosmatti, Nicole Louise Cordeiro

Resumo


O presente artigo tem como objetivo problematizar a temática da elaboração e desenvolvimento de produtos educacionais no âmbito de programas profissionais em Ensino, regulamentados a partir de 2017. Em especial o estudo destaca a necessidade de que, inseridos em uma política pública para a formação profissional docente em nível de mestrado e doutorado, os produtos educacionais pautem-se em referenciais teóricos que subsidiem os processos formativos. Nesse movimento, o artigo se desdobra em analisar como os princípios de um conceito, denominado Atividade Orientadora de Ensino (AOE), adotado como base teórico-metodológica para o ensino, tem se manifestado em produtos educacionais da área de ensino em Ciências e Matemática. O estudo analisa dezenove produtos educacionais, desenvolvidos no período de 2017 a 2022 em programas de pós-graduação situados nos Estados do Espírito Santo, Paraná e São Paulo, nos quais desvela-se o trabalho com o conceito indicado, revelando-se como esses produtos são organizados de modo a favorecer processos formativos para além da proposição de materiais centrados na reprodução de práticas nem sempre significativas para a apropriação de novas compreensões sobre o ensino. Com isso, na esfera das políticas públicas de formação, o artigo demarca a importância dos produtos educacionais em programas profissionais, ao mesmo tempo em que situa a necessidade da atenção aos aspectos qualitativos na elaboração desses produtos, com destaque aos referenciais teóricos que os sustentam na direção da melhoria das práticas educativas e formativas.


Palavras-chave


Ensino; Produtos educacionais; Programas profissionais.

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17319

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