A defesa da diversidade no processo de (pre)ocupação (est)ética pedagógica ou: ideias para o fim da violência nas escolas
Resumo
Esse relato de experiência, fruto de um projeto de extensão, procura analisar as diferentes matizes que dialogam com a possibilidade de que o processo de ocupação do espaço pedagógico seja propício a um pesar ético e estético entre discentes, docentes e comunidades adjacentes e, com isso, a possibilidade da ampliação das utopias revolucionárias da solidariedade e, por conseguinte, a diminuição da violência. O crescente incentivo ao uso de tecnologias variadas contribui, entre outros casos, para 1 – o avanço da ciência e diversos setores importantes para ampliar a vida das pessoas ou a melhoria do meio ambiente; 2 – um afastamento das relações humanas em seu modo de estar presente; e 3 – um desaparecimento paulatino da autonomia do sujeito. As aberturas para criação de espaços físicos públicos e alternativos que envolvem a arte e a poesia e que são propícios a uma inter-relação humana e social, representam – hoje – um contraponto ao ciberespaço, uma vez que o espaço cibernético concorre diretamente oferecendo um novo trâmite de encontro social, político e econômico, ou seja, a partir da presença da tela e da câmera. Esse fenômeno do encontro no ciberespaço estabelece um distanciamento físico na medida em que também concorre para estabelecer um novo paradigma das relações humanas – esfriadas – em seus “ambientes”.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17315
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico