A aula de bioenergética em teatro: sentidos compartilhados entre professora e estudantes

Cinthia Lopes da Silva, Maria Gisele dos Santos

Resumo


Os cursos de Educação Física são compostos por disciplinas relacionadas às ciências biológicas e humanas e sociais, principalmente. Em geral, os estudantes têm dificuldades em compreender conhecimentos específicos das ciências biológicas como a fisiologia. Este trabalho, em formato de relato de experiência, tem como propósito descrever e analisar a o teatro como linguagem e recurso didático utilizado em aula para viabilizar aos estudantes o acesso ao conteúdo bioenergética, componente da fisiologia. A experiência pedagógica foi realizada em situação planejada de aulas em uma universidade pública do sul do Brasil no ano de 2023 e teve a participação de cerca de 40 estudantes. Os resultados indicam que o teatro possibilitou aos sujeitos a produção de múltiplos sentidos ao conteúdo tratado, indicando que os estudantes compreenderam os conceitos trabalhados acerca do tema. Os elementos fundamentais no processo foram o aumento da interação entre os estudantes e o compartilhar de sentidos entre professora e estudantes. A experiência relatada foi exitosa e poderá contribuir com as discussões didáticas no ensino superior, assim como o teatro poderá ser inspiração para outras disciplinas e circunstâncias, de modo a viabilizar aos estudantes o acesso ao conhecimento.


Palavras-chave


Educação Física; Linguagem; Teatro

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17310

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr