O referencial baumaniano no contexto da formação docente e a educação ambiental crítica: entre fios e alinhavos

Maria Cecília dos Santos Vieira, Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Resumo


Este artigo possui o objetivo de apresentar um levantamento bibliográfico que buscou identificar alinhavos do referencial baumaniano no contexto da docência e/ou formação docente, inclusive no da Licenciatura em Química. Partimos do pressuposto de que os fios de Bauman podem contribuir com a necessária problematização socioambiental no tempo presente. A busca foi realizada no “Cadernos Zygmunt Bauman” no período de 2011-2022 e em 25 produções (teses e dissertações) brasileiras relacionadas com a Educação Ambiental e/ou questões socioambientais no âmbito da licenciatura em química, publicadas entre 2000-2019. Foram identificados 4 artigos, 1 tese e 1 dissertação que fazem menção ao referencial baumaniano no contexto da docência e/ou formação docente. Os resultados demonstram que ainda são tímidos e pontuais os alinhavos no contexto investigado. As discussões permanecem majoritariamente no campo teórico, de modo que somente um artigo relata a introdução da discussão amparada neste referencial no âmbito do curso de pedagogia. Neste levantamento, não foram encontrados indícios da inserção desta discussão, de forma prática, no contexto da formação de professores de química. Ainda assim, reforçamos que os fios de Bauman podem contribuir no sentido de subsidiar discussões conduzidas pela Educação Ambiental Crítica na formação docente, problematizando as mudanças ocorridas na sociedade com o transcurso da modernidade sólida para a modernidade líquida e as influências do capitalismo, que em nome do lucro promove a impiedosa e avalassadora exploração da força de trabalho e dos bens naturais.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Formação de Professores; Zygmunt Bauman

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DOI: 10.3895/rtr.v8n0.17297

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