Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil

Susana Schneid Scherer

Resumo


O presente texto se dedica a analisar a presença e alguns dos efeitos da performatividade, no contexto da construção de uma escola gerencial, na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil. Com base na abordagem metodológica macro-global e micro-local da sociologia da educação, são aclaradas as vinculações entre as atuais estratégias neoliberais e a gestão gerencial e a performatividade. Os estudos apontam que o gerencialismo e a performatividade se manifestam por políticas que visam infiltrar a lógica de mercado no setor público, através do foco em desempenhos. Os resultados da pesquisa sobre o Brasil indicam a construção de uma escola gerencial e de expressões da performatividade em propostas a partir dos anos 90, com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), seu aperfeiçoamento e desdobramentos na BNCC e propostas como a BNC Docente, Prova Nacional Docente, nova Política Nacional de Formação inicial e continuada de professores para a educação básica, Exame Nacional do Magistério na educação básica (ENAMEB). Dessa forma, analisa-se a que a construção de uma escola gerencial se dá no país para inclinar a educação ao mercado, para o qual a performatividade tem papel chave para orientar a formação e o trabalho docente, deslegitimando o caráter social da educação, da escola e do professor.


Palavras-chave


política educacional; formação e trabalho docente; gerencialismo e performatividade.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17201

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr