O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19

Cláudio Alencar, Paulo Roberto Ramos, Mauricio Vitor Souza Oliveira

Resumo


A Educação Ambiental tem um papel fundamental para a formação do pensamento crítico dos estudantes, reelaborando novos conhecimentos na prática individual e coletiva, bem como para a construção integrada do currículo como focos nos saberes sobre o meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar como as mudanças educacionais implementadas durante a pandemia impactaram o ensino da Educação Ambiental no EJA em Araripina (PE), sob a ótica dos professores. O estudo proposto é enquadrado como uma investigação quali-quantitativa, de abordagem teórico-empírica, considerando o ambiente escolar como fonte direta para coleta de dados. A população deste estudo foi constituída por 15 professores do EJA das escolas da cidade de Araripina (PE), sendo 02 escolas públicas estaduais e 01 escola privada. Para coleta de dados foram realizados entrevistas estruturadas e aplicação dos questionários através do método de levantamento, utilizando formulário eletrônico “Google Forms”. O processo para a construção e tratamento dos dados, examinando a interação entre as respostas e os atores envolvidos, buscando entender a natureza do fenômeno abordado. Os resultados mostram que vêm acontecendo grandes mudanças educacionais dentro das turmas da EJA, utilizando as metodologias ativas agregado com as ferramentas digitais na disseminação no ensino da Educação Ambiental.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; EJA; Ferramentas Digitais; Araripina (PE).

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr