Diálogos sobre o ensino das relações etnicorraciais na educação básica com os letramentos sociais

Ynara Maidana, Lisete Funari Dias, Sandra Maders, Anthony Renan Brum Rodrigues

Resumo


As inquietações, que circundam a pesquisa, se referem às atualizações das políticas públicas para o ensino da Cultura e História Afro-Brasileira. Pensar políticas públicas, como fomento à construção de currículos escolares pluriculturais, é dever não somente da gestão escolar, mas responsabilidade do Estado. Deste modo, a pesquisa tem por objetivo entender as dinâmicas sociais que implicam a eficácia destas legislações dentro e fora dos espaços escolares, à luz das práticas dos Letramentos Sociais. A metodologia utilizou os oito passos da Revisão Sistemática da Literatura, divididos em: 1) Possuir uma questão a ser pesquisada; 2) Escolha da fonte de dados; 3) Palavras-chave (descritor) para a busca; 4) Busca e armazenamento de dados; 5) Seleção e critérios de inclusão e exclusão das publicações; 6) Extração de dados; 7) Avaliação das publicações; 8) Síntese e interpretação dos resultados. A partir da pesquisa realizada, foi possível constatar a partir da Lei 10.639/03, precursora legal da garantia dos direitos de pessoas negras dentro dos espaços escolares, que há ainda, uma dificuldade de diálogo entre os pesquisadores, dentro de suas pesquisas e análises, de compreensão sobre o que seriam tais diretrizes e como validá-las nos espaços escolares e acadêmicos.

Palavras-chave


Letramentos; Revisão Sistemática da Literatura; Políticas Públicas.

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DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17138

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