Reflexão, interdisciplinaridade e relação teoria-prática: PIBID e as dimensões para a formação docente

Tiago Donizete Alves, Andréia Silva Abbiati

Resumo


O desenvolvimento integral do estudante, explicitado no Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, não deve prescindir de uma formação docente de caráter reflexivo, interdisciplinar e teórico-prática. Nesta perspectiva, cabe-nos questionar: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), enquanto política pública de formação docente, contribui para o desenvolvimento de professores, alicerçado na perspectiva da reflexão, interdisciplinaridade e da relação teoria-prática? Este estudo tem como objetivo relatar a experiência do PIBID e sua contribuição para a formação dos licenciandos dos cursos de Licenciaturas em Ciências Naturais, habilitação em Física e habilitação em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São João da Boa Vista (SBV). Utilizou-se, como procedimento metodológico, a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) para examinar, dentre outros documentos, o relatório de conclusão do Programa, elaborado pelo bolsista, autor deste trabalho. A análise revelou que as atividades desenvolvidas, ao longo do PIBID, fomentaram as três dimensões consideradas neste estudo, quais sejam: a reflexão, a interdisciplinaridade e a relação teoria-prática, indicando a importância das políticas públicas de formação docente em nosso país

Palavras-chave


formação docente; PIBID; reflexão; interdisciplinaridade; teoria-prática.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.16740

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr