Prática pedagógica como síntese do chão de escola

Pedro Bernardes Neto

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar uma prática pedagógica como síntese das contradições oriundas do chão de escola. Aqui será analisado o projeto pedagógico Composição musical em sala de aula, desenvolvido em uma escola da rede estadual paulista de ensino, durante aulas do componente curricular Arte. Será utilizada como ferramenta metodológica a narrativa autobiográfica. Parte-se da definição e da argumentação em favor das abordagens biográficas. A partir disso, define-se o conceito de chão escola que será utilizado neste trabalho. Após isso, apresenta-se e analisa-se a narrativa autobiográfica produzida. Nela está contida tanto a percepção do autor em relação às circunstâncias na qual o projeto analisado se deu quanto as composições musicais realizadas pelos estudantes. Ambos são considerados a “matéria-prima” para a análise que ocorre concomitantemente à narrativa em progresso. A investigação se dá com base em referenciais da sociologia e etnografia educacional. Com isso, espera-se contribuir ao debate sobre a narrativa autobiográfica como ferramenta não apenas metodológica, mas reflexiva e formativa à pesquisa educacional e atuação docente.

Palavras-chave


narrativa autobiográfica; chão de escola; biografia; educação musical

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v8n0.16682

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr