Compreensão de professores de Filosofia sobre o ensino e a vivência do Estágio Supervisionado

Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes

Resumo


Este artigo busca analisar a compreensão de professores em serviço sobre o ensino de Filosofia e a vivência do Estágio Supervisionado. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os sujeitos constituíram um grupo de 208 professores que atuavam em escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas, organizados e analisados com base na Análise Textual Discursiva e na Análise de Clusters. Os resultados apresentados apontam no sentido de uma compreensão da importância do Estágio Supervisionado na formação de professores de Filosofia e da relevância de seu ensino como experiência filosófica, que valorize o cotidiano dos alunos e dialogue com os conteúdos filosóficos.


Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Formação de professores de Filosofia; Concepções de ensino de Filosofia

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DOI: 10.3895/rtr.v7n0.16235

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