As pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente no período entre 2013 e 2020

Marcela Cristina Moreira, Marielda Ferreira Pryjma

Resumo


A proposta deste artigo visa analisar as pesquisas sobre desenvolvimento profissional docente em educação no Brasil no período entre 2013 e 2020. A trajetória do desenvolvimento profissional docente é descrita, nesse cenário investigativo, como um processo que promove a melhoria nas práticas docentes concentradas no professor. A pesquisa exploratória foi a opção metodológica dessa investigação. A pesquisa foi realizada no Banco de Dissertações e Teses (CAPES) e utilizou a expressão “desenvolvimento profissional docente” como termo de busca. Foram encontrados 138 relatórios de pesquisas que indicaram o termo desenvolvimento profissional como eixo central de estudo, sendo que 56 explicitaram esse termo nas palavras-chave. Os resultados indicam que a expressão desenvolvimento profissional docente analisou a melhoria da prática docente com o foco no sujeito do professor e suas interações. A formação de professor teve seu pilar na construção do conhecimento profissional do professor, no processo de tomada de decisão a ser realizada em busca de mudanças da sua prática educativa. As pesquisas enfocaram aspectos em relação aos saberes docentes, à identidade profissional, às relações étnico-raciais, à prática profissional, às narrativas e às experiências da vida profissional. Os contextos utilizados se referem ao nível de ensino, as proposições políticas, o viés legal, aos sistemas de ensino, além dos programas que envolvem os processos formativos do professor. Dentre todos os aspectos, a alta incidência de pesquisas relacionadas ao Ensino Superior indica que os pesquisadores estão mais atentos a este nível de ensino.


Palavras-chave


Desenvolvimento profissional docente; Formação continuada; Educação

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DOI: 10.3895/rtr.v7n0.15567

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