Alunos com necessidades educacionais especiais na educação profissional: uma análise da inserção considerando os indicadores do censo da educação básica

Danieli de Cássia Barreto Goessler, Silvia Márcia Ferreira Meletti

Resumo


Este estudo procurou responder à questão: de que forma a análise dos indicadores sociais, obtidos por meio do Censo da Educação Básica, contribui para a compreensão da inserção de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Para responder à problemática proposta recorremos aos microdados do Censo da Educação Básica, no período de 2009 a 2013. Como resultados, encontramos que houve aumento nas matrículas de alunos com NEE na EPTNM na ordem de 170,71%. Porém, quando comparamos ao número total de matrículas, os alunos com NEE não representam nem 1% do total de matrículas de cada ano. No cotejamento com os dados do Censo Demográfico do ano de 2010, em relação à população jovem (15-19 anos) com deficiência, apenas 0,33% tem acesso à EPTNM. Concluímos que o acesso à educação profissional é ainda mais limitado à população com deficiência, apesar do crescente aumento de matrículas impulsionadas pelas políticas públicas de fortalecimento da educação profissional propostas pelo Governo Federal.


Palavras-chave


Educação Especial; Educação Profissional; Inclusão; Indicadores Educacionais

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v5n0.12879

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr