Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e aspectos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva
Resumo
Esta investigação objetivou conhecer os aspectos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), por meio da análise de documentos produzidos pelas instituições: relatórios de gestão e formulários eletrônicos enviados para responsáveis institucionais pelas ações de atendimento ao público da Educação Especial. Após identificação das ações descritas nos relatórios institucionais de 2015 e nas respostas aos formulários, observa-se a possibilidade de agrupá-las, conforme a natureza de suas características, em três eixos de análise: a) aspectos da política e legislação; b) acessibilidade; etc) atendimento educacional especializado (AEE). Como resultado evidencia-se que aspectos da acessibilidade arquitetônica recebem maior atenção se comparados aos aspectos pedagógicos, sobretudo do atendimento educacional especializado, cuja menção aparece em segundo plano e com pouco detalhamento das atividades realizadas.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v5n0.12833
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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