O uso de videoaula em Libras como recurso didático no ensino de português como segunda língua para alunos surdos

Agne de Albuquerque França, Bruno José Betti Galasso

Resumo


O presente trabalho analisa as potencialidades a respeito da inserção do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) como recurso didático no Ensino de Português como L2 para alunos surdos, através do uso de videoaulas em Libras. Para concretizarmos tal ação, foram realizadas entrevistas com professores e alunos surdos do Ensino Médio do Colégio Pedro II, objetivando analisar se o uso de videoaulas em Libras é capaz de contribuir no processo de ensino aprendizagem desses estudantes. Os resultados apontam que, através das respostas tanto dos alunos quanto dos docentes, percebemos o quanto a proposta do uso de videoaulas em Libras pode colaborar para ensino da Língua Portuguesa para discentes surdos, evidenciando assim a educação bilíngue como proposta primordial para o processo de ensino aprendizagem desses alunos.

 


Palavras-chave


Ensino de português como L2; Videoaulas em Libras; Educação bilíngue

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v5n0.12533

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim

Indexador de métricas: Google Acadêmico

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr