Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas
Resumo
Este trabalho objetiva descrever os fatores que provocaram as alterações curriculares dos Projetos Político Pedagógicos do Curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Brasil. Para tanto, foi necessário compreender o conceito de currículo e quais as influências do poder na construção dos mesmos, para além de discutir, também, o currículo da formação de professores. Como recursos metodológicos para a construção das informações utilizamos a análise documental e, posteriormente, a entrevista semiestruturada, com o presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com o coordenador do curso, no sentido de conhecer e indagar o alcance das propostas curriculares de tais projetos. A partir do tratamento das informações coligidas, foi construído o percurso delineado na construção de projeto político pedagógico, destacando como essas alterações ocorreram de forma a atender à legislação vigente, às necessidades institucionais e, principalmente, aos acadêmicos, fatos pontuais que foram evidenciados durante a pesquisa.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v5n0.10436
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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