Estudos comparativos das estratégias de ensino utilizadas em desenho técnico mecânico

Maria das Graças Contin Garcia Pelisson, Carla Cristina Amódio Estorilio

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo comparativo das estratégias de ensino utilizadas nas disciplinas que envolvem as competências em Expressão Gráfica na formação do Engenheiro Mecânico nos cursos da cidade de Curitiba. Para isso, informações sobre as disciplinas dos cursos de Engenharia Mecânica, que envolvem conhecimentos de “Desenho Técnico Mecânico” e “Projeto Auxiliado por Computador”, foram coletadas através das universidades e junto aos respectivos professores, além de dados obtidos junto ao MEC (Ministério da Educação). As informações foram comparadas, utilizando como apoio o método de benchmarking. O artigo apresenta um estudo comparativo das universidades e de suas estratégias de ensino, ressaltando o peso do tema “Expressão Gráfica” na grade curricular de cada curso, os recursos físicos utilizados como apoio às disciplinas, as metodologias de ensino, a experiência das instituições e do corpo docente e a classificação dos cursos no último “Provão”.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr