A sequência didática como recurso para o ensino da leitura e da escrita para jovens e adultos em situação de analfabetismo: um relato de experiência

Juliana Nascimento Muniz, Handherson Leyltton Costa Damasceno, Leide Laura Santos da Silva Nascimento

Resumo


O trabalho narra uma vivência na qual a sequência didática se constituiu um recurso pedagógico para o trabalho com o gênero textual “relato de experiência pessoal”, desenvolvido em uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos em contexto analfabetismo, em uma escola pública no interior da Bahia. Para tanto, discute a pertinência de se utilizar as experiências dos sujeitos da EJA como elementos de ampliação dos saberes acadêmicos e trata a importância de cada vez mais oportunizar que estes indivíduos experimentem situações reais de uso da escrita e da leitura como práticas sociais. Dessa forma, as atividades despontaram como caros momentos nos quais o sujeito da EJA foi colocado no lugar de protagonista e todas as suas experiências de vida, bem como o seu direito à fala, foram utilizados como mecanismos de ampliação de saberes e, como resultado, ampliou-se a autoestima, a visão positiva de si e potencializou a sua atuação no ambiente no qual estava inserido.


Palavras-chave


Leitura e Escrita; Educação de Jovens e Adultos; Sequência Didática.

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DOI: 10.3895/rl.v21n34.9902

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