Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Bruna Geórgia Domingues dos Santos, Luiz Henrique Milanez Pereira

Resumo


Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural.


Palavras-chave


Formação do leitor; Estética da recepção e do Efeito; literatura infantojuvenil portuguesa

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DOI: 10.3895/rl.v20n30.9223

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