Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar formas de regulação de poder e ideologia, acerca da etnia, presentes em dois livros didáticos de língua inglesa. A análise foi inicialmente realizada investigando a frequência de situações envolvendo personagens de origem afrodescendente. No primeiro livro havia apenas duas situações, enquanto no segundo, apenas uma. Partindo das situações, foi realizada uma análise qualitativa e comparativa acerca de como personagens negros são posicionados com relação aos personagens brancos.As considerações levantadas demonstram que é necessário rever o conteúdo veiculado nos materiais didáticos, visto que foram diagnosticadas a quase invisibilidade da etnia negra e, sendo visível, estas aparecem subordinadas às relações de poder e ideologia étnica que são mantidas e reforçadas nesses materiais.
Palavras-chave
Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v20n28.7837
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.