Leitura e a construção de significados na escola: relato de uma experiência pedagógica
Resumo
A produção deste trabalho visa descrever uma experiência pedagógica baseada na leitura significativa de textos literários e refletir sobre os resultados obtidos. A aplicação ocorreu em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de um colégio público em Marechal Cândido Rondon (PR). Por meio dessa prática, pretende-se contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da leitura visando a formação da criticidade dos estudantes por meio da extrapolação dos sentidos metafóricos expressos nos textos, expandindo-os para situações concretas do cotidiano retratadas em questões políticas, econômicas, sociais e culturais. A metodologia utilizada é a da pesquisa ação a fim de verificar como a mediação pedagógica, por meio da leitura, pode contribuir para o letramento social dos estudantes. Essa atividade faz parte da implementação do projeto pedagógico do Mestrado Profissional em Letras e situa-se no campo metodológico da Linguística Aplicada, aliada com os postulados teóricos descritos por Rojo (2012), Antunes (2013), Garcez (2012), Bortoni-Ricardo (2010), Bakhtin/Volochinov (2010), Geraldi (2015) e Riolfi (2014).
Palavras-chave: Leitura, prática, letramento, mediação pedagógica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v20n29.7258
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.