Leitura e a construção de significados na escola: relato de uma experiência pedagógica

Doris Regina Mieth Dal Magro, Rita Maria Decarli Bottega

Resumo


A produção deste trabalho visa descrever uma experiência pedagógica baseada na leitura significativa de textos literários e refletir sobre os resultados obtidos. A aplicação ocorreu   em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de um colégio público em Marechal Cândido Rondon (PR). Por meio dessa prática, pretende-se contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da leitura visando a formação da criticidade dos estudantes por meio da extrapolação dos sentidos metafóricos expressos nos textos, expandindo-os para situações concretas do cotidiano retratadas em questões políticas, econômicas, sociais e culturais. A metodologia utilizada é a da pesquisa ação a fim de verificar como a mediação pedagógica, por meio da leitura, pode contribuir para o letramento social dos estudantes. Essa atividade faz parte da implementação do projeto pedagógico do Mestrado Profissional em Letras e situa-se no campo metodológico da Linguística Aplicada, aliada com os postulados teóricos descritos por  Rojo (2012), Antunes (2013), Garcez (2012),  Bortoni-Ricardo (2010), Bakhtin/Volochinov (2010), Geraldi (2015) e  Riolfi (2014).

Palavras-chave: Leitura, prática, letramento,  mediação pedagógica.


Palavras-chave


Leitura; Prática; Letramento; Mediação Pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v20n29.7258

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr