Estratégias metacognitivas de leitura na escola

Angela Dondoni, Maria Elena Pires Santos

Resumo


Este artigo busca discutir alguns conceitos referentes a estratégias metacognitivas de leitura, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com professores de diferentes disciplinas de uma escola pública. A pesquisa desenvolvida tinha como intuito averiguar quais estratégias metacognitivas de leitura os professores participantes utilizam durante suas leituras e se estes profissionais ensinam estas estratégias aos educandos. Os resultados foram obtidos por meio de questionário escrito. A pesquisa demostrou que todos os entrevistados utilizam estratégias metacognitivas durante suas leituras, já ao que se refere ao ensino aprendizagem dessas estratégias, esse resultado apresentou variações.


Palavras-chave


Estratégias metacognitivas; leitura; Ensino

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v19n26.6060

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr