A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema

Cássia Peres Martins

Resumo


Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema.  A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a da Análise do Discurso de orientação francesa, como a vertente principal, bem como as demais teorias que possam contribuir. Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho apresenta reflexões a respeito das posições sujeito, que perpassam o autor e o diretor, dedicando atenção à personagem principal a partir da materialidade do texto teatral. Desse modo, observar-se-á de que forma essas posições deslocam-se na materialidade fílmica. Pretende-se apresentar resultados das análises de um processo de re-significação pelo qual passa o discurso rodrigueano, ao ser levado ao cinema e que, pelo fato de se re-significar, pode instituir indícios e marcas autorais que se materializam como efeitos. 


Palavras-chave


Autoria; Posição Sujeito; Produção de Sentidos.

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DOI: 10.3895/rl.v20n28.5856

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