Literatura e memória: uma proposta de letramento literário para o conto popular no Ensino Fundamental
Resumo
No segmento do Ensino Fundamental, a divulgação do repertório folclórico pode ocorrer por meio da literatura infanto-juvenil, uma vez que é importante que crianças e jovens entrem em contato com histórias, causos e lendas a que seus ascendentes tiveram acesso. Por isso, o presente trabalho tem o objetivo de resgatar a importância dos causos, ou seja, das narrativas orais contadas e recontadas de geração em geração, seu possível significado à época e sua ressignificação no contexto atual. Sendo uma das funções da escola a de valorizar e divulgar a cultura oral, um dos exemplares mais singulares é o conto popular. Assim, para contribuir com o resgate da memória e da história literária, escolhemos o (re)conto “Uma lição no fazendeiro”, do livro Causos de Pedro Malasartes, escrito por Júlio Emílio Braz e ilustrado por Anelise Zimmermann, para desenvolver uma proposta de letramento literário no ensino fundamental II. A fundamentação teórica deste trabalho baseou-se em Zilberman e Silva (1990), Silva (2009), Michelletti (2000), Cosson (2014) e Corsi (2015).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v19n26.5853
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.