Literatura e memória: uma proposta de letramento literário para o conto popular no Ensino Fundamental

Edivana Cássia Munhoz Suriano, Margarida da Silveira Corsi

Resumo


No segmento do Ensino Fundamental, a divulgação do repertório folclórico pode ocorrer por meio da literatura infanto-juvenil, uma vez que é importante que crianças e jovens entrem em contato com histórias, causos e lendas a que seus ascendentes tiveram acesso. Por isso, o presente trabalho tem o objetivo de resgatar a importância dos causos, ou seja, das narrativas orais contadas e recontadas de geração em geração, seu possível significado à época e sua ressignificação no contexto atual. Sendo uma das funções da escola a de valorizar e divulgar a cultura oral, um dos exemplares mais singulares  é o conto popular. Assim, para contribuir com o resgate da memória e da história literária, escolhemos o (re)conto “Uma lição no fazendeiro”, do livro Causos de Pedro Malasartes, escrito por Júlio Emílio Braz e ilustrado por Anelise Zimmermann, para desenvolver uma proposta de letramento literário no ensino fundamental II. A fundamentação teórica deste trabalho baseou-se em Zilberman e Silva (1990), Silva (2009), Michelletti (2000), Cosson (2014) e Corsi (2015).

 

 

 


Palavras-chave


cultura popular; ensino; reconto; letramento literário.

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DOI: 10.3895/rl.v19n26.5853

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