O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DE LÍNGUA COMO DISCURSO
Resumo
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito do uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de língua inglesa em um curso de graduação de Secretariado Executivo Trilíngue na modalidade presencial, a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição de ensino superior (IES). São apresentadas algumas questões sobre o impacto das tecnologias nos modos de vida dos indivíduos e do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no âmbito educacional. Em se tratando dos processos de aprendizagem mediado pelas TICs, discutiremos aspectos relacionados ao ciberespaço e as possibilidades de seu uso em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Nesse sentido, não poderíamos deixar à parte a discussão a respeito da interatividade, característica da Web 2.0 e, consequentemente, como os estudos sobre o interacionismo proposto por Vygotsky podem ser aí aplicados. Ainda, por tratarmos de língua estrangeira, concepções sobre língua são apresentadas e vinculadas ao seu ensino mediado pelas TICs. Por fim, são apresentadas conclusões e possibilidades obtidas a partir da pesquisa realizada com alunos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue em relação ao uso de um AVA durante dois semestres letivos. A pesquisa mostrou que apenas o uso do AVA não leva o aluno a utilizar a praticar a língua alvo dentro de uma concepção de língua como discurso.
Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem; TICs; língua inglesa; ensino e aprendizagem.
ABSTRACT
The present article aims to present some reflections on the use of learning management system environments in the teaching of English language in a Trilingual Office Management undergraduate course from a research conducted in an institution of higher education. Some questions about the impact of technologies in the way of life of the individuals and the use of information and communication technologies (ICTs) within education are presented. In the case of the learning processes mediated by ICTs, we intend to discuss some aspects related to cyberspace and the tools available on the Web 2.0 as well as the possibilities for their use in learning management systems (LMS) which presence is paramount in distance education courses. In this sense, it is necessary to mention some issues on about interactivity, which is a fundamental characteristic of the Web 2.0 and, consequently, as the studies on the interactionism proposed by Vygotsky can be applied to such space. Moreover, as we are dealing with a foreign language, conceptions about language are presented and linked to its teaching mediated by ICTs. Finally, conclusions and possibilities obtained from the study carried out with undergraduate students of the Trilingual Office Management course in relation to the use of a AVA during two school semesters are presented.
Key words: learning management systems; ICTs; English language; teaching and learning.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v17n20.2915
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.