As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião

Elisete Maria de Carvalho Mesquita, Cleonice de Moraes Evangelista Leão, Dalma Flávia Barros Guimarães de Souza

Resumo


Este artigo visa a apresentar uma proposta de trabalho para o artigo de opinião, que pode ser aplicada em salas de aula do Ensino Fundamental II. Para atingir o objetivo proposto, estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, quais sejam: argumentação e ensino,  o gênero artigo de opinião e as sequências didáticas. Considerando a interação entre esses temas e, obedecendo aos pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), principalmente, elaboramos uma proposta para o ensino do gênero artigo de opinião, com o objetivo de levar o aluno a apropriar-se deste gênero e, consequentemente, aprimorar suas habilidades linguísticas e discursivas. Por meio dessa proposta, relacionamos a teoria com a prática pedagógica, no intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, quando o objetivo é ensinar os alunos a produzirem gêneros. Acreditamos que este trabalho possa diminuir a distância entre o que se ensina e o que o aluno utiliza em suas práticas sociais.

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DOI: 10.3895/rl.v18n22.2911

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