Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a eficácia da teoria semiótica de linha francesa na análise de textos que se utilizam, principalmente, da visualidade como forma de expressão. Com essa finalidade, analisamos dois textos publicitários recorrendo aos conceitos semióticos de plano de conteúdo e percurso gerativo de sentido. Na perspectiva da semiótica, os textos podem ser verbais, não-verbais, ou sincréticos, quando reúnem mais de um tipo de expressão, e possuem invariavelmente uma rede interna de estruturas geradoras de sentido, dispostas no chamado percurso gerativo de sentido, em três níveis: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo. A análise dessas estruturas, e dos elementos com os quais elas são preenchidas, nos mostra quão rico de significação pode ser um texto de aparente simplicidade.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v12n13.2421
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Élisson Ferreira Morato
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.