PENSANDO SOBRE A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA RESENHA CRÍTICA

Lidiomar José Mascarello

Resumo


O artigo apresenta uma reflexão acerca dos conceitos de gêneros de discurso, e, a luz destes conceitos, uma análise de resenhas críticas disponibilizadas on-line. Para tanto, analisou-se, quatro resenhas publicadas e disponíveis em sites de revistas de educação e/ou de universidades federais. Pretende-se verificar se todos se utilizam adequadamente das habilidades linguísticas e conceituais que o gênero resenha crítica demanda. De acordo com diversos pesquisadores, a produção de gêneros escritos é uma atividade complexa que exige múltiplas capacidades e requer uma aprendizagem lenta e prolongada, que pode ser medida através da investigação dos textos de alunos. Nessa perspectiva, aderimos ao quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, ISD, em relação à caracterização dos gêneros e à metodologia de análise de textos. Foram consultados trabalhos de Bronckart (2006) sobre as atividades de linguagem, Baltar (2006) sobre conceitos de tipos de discurso, Schneuwly (1994) sobre gêneros orais e escritos, Bazerman (2007) sobre escrita e organização social, Swales e Askehave (2009) sobre identificação dos gêneros e os processos comunicativos e Bazerman (1993) sobre atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades. Percebeu-se, ao observar as resenhas, que o uso da linguagem e o domínio dos processos de elaboração do gênero resenha capacita o estudante a executar práticas discursivas de leitura e de escrita que são requeridas a ele como membro da esfera acadêmica.

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DOI: 10.3895/rl.v15n17.2384

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