“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA

Ana Paula Trevisani Barreto, Francini Percinoto Poliseli Corrêa

Resumo


Este artigo é resultado de estudos que foram desenvolvidos na área de língua inglesa em projetos de Iniciação Científica, com fins didáticos, visando, futuramente, por meio do estudo do gênero de texto “Guia Turístico Online”, transformar esse gênero em instrumento de ensino de leitura e produção escrita da disciplina de Inglês como língua estrangeira para graduandos, primordialmente, dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a estrutura e o funcionamento do gênero “Guia Turístico” com embasamento teórico proveniente do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de evidenciar as principais características do gênero e guiar, posteriormente, a elaboração de atividades para compor uma sequência didática. Apresentamos, para análise de exemplares desse gênero em língua inglesa, o modelo proposto por Bronckart (1999/2003/2009). Dentro dessa proposta, procuramos caracterizar o gênero “guia turístico" sob a visão de experts, verificar o contexto de produção e a primeira camada do folhado textual do gênero em questão, estabelecendo nos exemplares analisados seu plano geral bem como os tipos de discurso e os tipos de sequência comuns entre eles. Como resultado indicamos quais capacidades devem ser desenvolvidas pelos alunos no trabalho com esse gênero com relação aos aspectos analisados.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v15n17.2375

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Ana Paula Trevisani Barreto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr