PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO: SOB A ÉGIDE DOS FORMADORES E DO LIVRO DIDÁTICO
Resumo
A fim de desvendar a abordagem de aprender línguas do professor de I/LE em formação no curso de Letras- Inglês de uma universidade pública goiana, foram utilizados instrumentos de coleta de dados tradicionalmente adotados pelos estudos que utilizam os procedimentos de análise de abordagem de Almeida Filho (1997), a saber: 1) a observação de aulas com notas, a; 2) questionário com todos professores em formação do segundo e oitavo semestres, e, 3) narrativas de vida de um aluno de cada uma dessas turmas. Os resultados evidenciaram as dificuldades que os professores de I/LE em formação pesquisados tiveram para atingir o almejado estado de aprendente, condição necessária para a disseminação e constituição da capacidade reflexiva-crítica de seus (futuros) alunos, em outras palavras, para a formação de aprendizes reflexivos. Ademais, entendemos que a otimização da atuação profissional desses futuros professores significa, antes de tudo, trazer a tona essa almejada competência acadêmica dos próprios professores, assim eles poderão formular junto com seus futuros alunos um ambiente de aprendizagem-ensino-aprendizagem, que será construtor de mais aprendentes.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v12n12.2368
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Daniela de Souza Bezerra, Leandro Silva Bezerra
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.