Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia

Loremi Loregian-Penkal e Cristiane Malinoski Pianaro Angelo

Resumo


A escola, em geral, exige do aluno uma escrita de acordo com as normas ortográficas, mas oferece poucas oportunidades para pensar com ele acerca das regras de uso da ortografia. Sendo assim, é de vital importância buscar alternativas metodológicas para o ensino construtivo da ortografia, isto é, aquele em que o aluno, engajado em atitude reflexiva, promove processos de descoberta. Neste artigo, propomos uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da convenção ortográfica proposto no Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Irati-PR. Para tanto, analisamos propostas desenvolvidas com alunos de 5ª série, que apresentam dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, e selecionamos algumas atividades referentes à ortografia, objetivando discutir se essas são alternativas viáveis para promover o domínio da convenção ortográfica. Como contribuição, apontamos possíveis reformulações às atividades e sugerimos outras práticas que possam diminuir as dificuldades dos aprendizes.

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DOI: 10.3895/rl.v0n14.2338

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