ASPECTOS DA(S) TEORIA(S) DO CONTO EM “OS IRMÃOS DAGOBÉ”, DE GUIMARÃES ROSA
Resumo
A partir da leitura de “Os irmãos Dagobé”, de Guimarães Rosa, foi possível identificar uma série de elementos capazes de embasar uma reflexão a respeito do conto enquanto gênero de ficção, considerando os principais autores que discorreram a respeito deste assunto. Com base nestas ideias, a finalidade deste artigo é analisar o conto de Rosa considerando algumas perspectivas teóricas a respeito da ficção curta, iniciando a reflexão a partir das ideias de Edgar Allan Poe, o primeiro autor a sistematizar a reflexão a respeito do conto enquanto forma de ficção, passando por Machado de Assis, Mário de Andrade, Julio Cortázar e o próprio Guimarães Rosa. Assim, será possível perceber que o escritor mineiro constrói “Os irmãos Dagobé” a partir de elementos tanto do conto literário, tais como a unidade de efeito proposta por Poe, quanto das chamadas “formas simples”, tais como as estórias do anedotário popular, aspectos que lhe conferem uma grande originalidade enquanto contista dentro da literatura brasileira.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v0n15.2320
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Greicy Pinto Bellin
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.